sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Os caminhos da Matemática vão muito além dos números

Costuma-se dizer que “a intuição matemática vai além das aparências estéticas do raciocínio”. Essa frase expressa uma verdade: o homem, muitas vezes, utiliza-se da matemática e nem percebe quando faz compras e planeja o quanto pode gastar; quando toca um instrumento e tem que se concentrar na harmonia das cordas musicais; quando observa um quadro e percebe as formas utilizadas pelo autor etc. Fazer matemática não é apenas lidar com números, mas também, enxergar o mundo de uma forma diferente, percebendo que podemos relacionar todo o universo a uma ordem (caótica ou não) matemática que também está presente no próprio homem, na sua vida e no seu destino.
A matemática não deixa apenas de ser uma ciência que provém de nós mesmos, ela nos sugere que resolvamos os nossos problemas, necessidade e situações. Pois tudo que envolve números, passa pela matemática.
Afinal, a matemática não é só uma disciplina, ela também é uma forma de pensar, não depende da classe social, ela está disponível a todos. Os cálculos matemáticos são indispensáveis para termos uma boa economia, em nossa casa, escola, trabalho e em outros lugares também. O que seria dos comerciantes se não existisse a matemática para calcular lucros e prejuízos. Podemos dizer que o mau uso ou a falta de cálculos em nossas vidas pode causar grandes prejuízos em vários setores de nossa vida. Podemos afirmar que somos dependentes da matemática. É considerada complicada por muitos, mas com a atenção dos estudantes e o empenho dos professores conseguimos aprendê-la com facilidade.
Uma das formas de identificarmos dados coletados é colocá-los em forma de tabela ou organizá-los em gráficos. A utilização do gráfico em estatística é de grande importância, pois facilita a interpretação rápida do conjunto de dados que se analisa.
Gráfico é uma representação da relação entre variáveis. Muitos tipos de gráfico empregados em estatística dependem da natureza dos dados e da finalidade para o qual ele é destinado. Entre estes, estão os gráficos de segmento ou de linhas, de barras, setore e etc.

Um comentário:

Elásio Oliveira disse...

Primeiro parabéns pelos textos, muito bons. O nosso próximo passo é divulgar o blog para os alunos e pedir que eles comentem nossas postagens, inclusive como trabalho.

Quanto a matemática, concordo que está presente no nosso dia a dia, precisamos é meio de fazer nossos estudantes compreenderem isso, facilitando assim a aprendizagem.

Elásio.